segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vitória vence América em Goianinha pela Copa do Nordeste


Vitória vence América em Goianinha pela Copa do Nordeste

O América fez uma partida muito equilibrada contra o Vitória, largou na frente, mas acabou permitindo a virada ao clube baiano, que com  gols de Marquinho e Marcelo Nicácio - sendo o último aos 44 minutos do segundo tempo - conquistou três pontos no estádio Nazarenão em Goianinha e calou os torcedores americanos que compareceram em bom número para prestigiar o espetáculo, na expectativa de ver sua nova equipe. Dos estreantes Cascata e Rico foram o mais discretos, Jérson jogou apenas o primeiro tempo, mas mostrou muita disposição, assim como Renatinho. O próximo adversário dos potiguares será o ASA, que também estreou com derrota
Como era de se espera num confronto envolvendo equipe de grandes aspirações dentro da competição nordestina, América e Vitória brigaram muito pela posse de bola no primeiro tempo, do jogo em Goianinha e fizeram uma etapa de muita movimentação. As equipes atuando dentro do mesmo esquema, com apenas um atacante fixo, deixou o confronto muito disputado no meio-campo. E Roberto Fernandes que optou por um time com jogadores mais habilidosos, conseguiu fazer o alvirrubro imprimir boa velocidade as armações de jogadas.

Foi justamente num momento que pressionou na marcação, que Norberto conseguiu um escanteio aos 8 minutos, cuja cobrança realizada por Netinho, redundou no único gol da primeira etapa. Após um bata-rebate a bola sobrou para Fabinho que foi espero e virou rápido, para tirar a bola do alcance de Dehola.

Em outro escanteio, a jogada quase se repetiu, mas o lateral-direita Léo conseguiu salvar a bola chutada por Rico em cima da linha de gol. O Vitória só levou perigo a partir dos 32 minutos, quando em duas falhas de marcação da zaga americana, Marquinhos quase empatou. Na primeira Léo levantou na área, o atacante apareceu por trás da zaga, mas cabeceou fraco, permitindo que Dida alcançasse a bola. Na outra, Edson Rocha viu o camisa 11 dominar a bola na área e tocar para encobrir o goleiro potiguar, que apenas assistiu a bola se chocar contra o travessão.

Na segunda etapa, precisando correr atrás do prejuízo no jogo tático dos treinadores, Caio Júnior lançou o Vitória mais para frente com as entradas Dimas e Lúcio Maranhão. Já Fernandes colocou Índio para fazer o papel de terceiro zagueiro, no lugar de Jérson. Mas neste jogo de troca-troca que levou a melhor foi o time baiano, que se adaptou mais rápido a nova situação e demorou apenas nove minutos para buscar o gole de empate. Numa jogada em profundidade, Lúcio Maranhão teve o chute brecado pelo zagueiro Índio, mas a bola sobrou justamente para Marquinhos, que em velocidade apenas colocou a bola no canto alto de Dida, que nada pôde fazer.

 Sentindo o empate do adversário, o América demorou a se reencontrar em campo e só conseguiu equiparar as ações a partir dos vinte minutos. Cascata, o mais discreto entre os estreantes, só apareceu bem numa única oportunidade, quando deu um passe precioso para Renatinho penetrar pela esquerda, bater forte e ver o goleiro Dehola realizar a melhor defesa da partida.

Muito disputado no setor de meio-campo, mas com pouco trabalho para os dois goleiros, tudo fazia crer que o empate iria perdurar no placar, até que num escanteio, aos 44 minutos, Marquinho cobrou na cabeça de Nicácio, que livre desviou para fazer 2 a 1 e virar o placar para o rubro-negro baiano. Provocando um silêncio sepulcral no estádio Nazarenão.

Ficha

América: 1
Vitória: 2

América: Dida, Norberto, Rodrigão, Edson Rocha e Renatinho (Fernandes); Márcio Passos, Fabinho, Jérson (Índio) e Netinho; Rico e Cascata (Tatu). Técnico: Roberto Fernandes.
Vitória: Dehola, Léo (Dimas), David Braz, Gabriel e Fabrício (Reniê); Rodrigo Mancha, Mineiro, Michel e Arthur Maia (Lúcio Maranhão); Marcelo Nicácio e Marquinhos. Técnico: Caio Júnior.

Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva
Gols: Fabinho /AME (8'/1ºT), Marquinhos/VIT (9'/2ºT)  e Marcelo Nicácio (44'/2ºT)
Renda: R$ 16.180,00
Público:  1.692  pagantes
Estádio: Nazarenão
Veja o Video aqui