terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fifa fará nova vistoria em Natal

 Com 52 por cento de suas obras concluídas, a Arena das Dunas está prevista para ser entregue no final do ano. Autoridades potiguares se mostram tranquilas com andamento da obra

O projeto da Arena das Dunas em Natal voltará a receber inspeção dos técnicos da Fifa nesta quinta-feira. O comitê Organizador Local (LOC) oficializou a visita que apenas os técnicos da entidade farão ao projeto potiguar, fechando o ciclo de inspeções realizados no estádios que vão servir a Copa de 2014, mas não sediarão jogos durante a Copa das Confederações, prevista para o próximo mês de junho. O início dos trabalhos estão previstos para 8h30.
 "Mais uma vez, lembramos que estas inspeções não tratam do andamento de obras. Nosso foco é a operação das arenas na Copa do Mundo da FIFA. Seguiremos trocando informações com os técnicos de várias áreas, para podermos planejar o funcionamento destes estádios, com as condições de excelência que buscamos em uma competição com esta complexidade", ressalta representante técnico  COL, Ricardo Trade.

Por intermédio  de sua assessoria de imprensa a Secopa/RN se pronunciou informando que a visita da Fifa trata-se de um trabalho regular, que antes era realizado de seis em seis meses. Porém, com a proximidade das competições, este intervalo diminuiu. A última inspeção nestas cidades aconteceu em março, sendo que em setembro elas tiveram os projetos analisados em reuniões no Rio de Janeiro.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke,  não fará parte da comitiva que virá a Natal, e lista de pessoal está composta apenas por membros do corpo técnico nas áreas de Competições, Operações de Imprensa, Televisão, Protocolo, Mídia, Tecnologia da Informação, Credenciamento, Segurança, Marketing, Médica, Ingressos, Transporte, Alimentação, Voluntários, Logística e Hospitalidade.

Segundo informações do Portal 2014, dos estádios que estão sendo construídos ou reformados nas doze cidades-sede, apenas dois foram entregues dentro do prazo oficial, em dezembro do ano passado: o Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte. Quatro tiveram a data de conclusão alterada: Arena Pernambuco (83% de conclusão), Fonte Nova (92%), Mané Garrincha (87%) e Maracanã (80%). Os estádios, que completam a lista dos seis estádios da Copa das Confederações, tinham prazo de término marcado para o final de 2012. Agora, serão entregue entre março e abril deste ano.

O restante das cidades-sede, Cuiabá/Arena Pantanal (55%), Curitiba/Arena da Baixada (55%), Manaus/Arena da Amazônia (50%), Natal/Arena das Dunas (50%), Porto Alegre/Beira-Rio (55%) e São Paulo/Arena Corinthians (62%) irão finalizar suas obras até dezembro de 2013.

Valcke lamenta atrasos nos estádios

Brasília (AE) - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, lamentou ontem que todos os estádios relacionados para a Copa das Confederações tenham atrasado as obras e adiado o prazo de inauguração previsto no compromisso original com a entidade. Mas ponderou que o novo prazo, "fixado de comum acordo até meados de abril", ainda dá tempo suficiente para a competição se realizar com êxito. "Eu preferia que os prazos fossem cumpridos e (os estádios) entregues em dezembro de 2012, como previsto, mas, enfim, as cidades precisaram desse tempo adicional. O que não é possível é atrasar além desse limite", avisou o dirigente.

Valcke lembrou que, após a inauguração das arenas, ainda é preciso um cuidadoso trabalho de testes de todos os itens, relacionados à segurança, operacionalidade e funcionamento dos equipamentos e serviços. "É fundamental testar todos os itens para evitar contratempos. O jogo teste que realizamos ontem (domingo, na Arena Castelão), mostrou pequenos problemas que precisam ser corrigidos", observou. Valcke deu a declaração após inspecionar  as obras do estádio Nacional de Brasília, palco da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho.

Ele fez a inspeção em companhia do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; e do presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, José Maria Marin. A programação incluía uma parte festiva para marcar o início da contagem regressiva para os 500 dias antes da Copa do Mundo, mas essas atividades foram canceladas por causa da tragédia que aconteceu em Santa Maria (RS), neste final de semana.

Valcke disse que enviou mensagem à presidente Dilma Rousseff em nome da Fifa solidarizando-se com o povo brasileiro.

Baixo público preocupa os cearenses

Fortaleza (AE) - A presença de público na reinauguração da Arena Castelão, no último domingo, foi mesmo abaixo da expectativa. Apenas 34.249 pessoas foram ao estádio, dos quais 33.249 pagaram ingressos - ou seja, segundo o balanço, exatas mil pessoas entraram gratuitamente. A renda de R$ 590.494,00 ficou bem aquém do pelo menos R$ 1 milhão esperado e reforçou a preocupação em relação às dificuldades de tornar a arena rentável.

Nos próximos dias, representantes da Arena Castelão, operadora do local, e da Secopa vão se reunir para estabelecer um plano de ação. Ainda não há nenhum evento marcado e Ceará e Fortaleza relutam em mandar seus jogos no Castelão, temendo prejuízos.

Mas o mais provável é mesmo que o estádio abrirá novamente seus portas para receber o principal clássico do futebol cearense. Isso porque o clássico é garantia de bom público. Isso, porém, poderá ocorrer só na próxima fase do Campeonato Estadual.


Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários :

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO AQUI